12/05/13

 
 
 
Critério de diagnóstico de Perturbação da Personalidade Narcísica
 
  Padrão de grandeza global ( em fantasia ou comportamento), ausência de empatia e hipersensiblidade perante a avaliação dos outros, com início no princípio da idade adulta e presente numa variedade de contextos, como indicado por pelo menos cinco dos seguintes:
 
1. Reage às críticas com sentimentos de raiva, vergonha ou humilhação ( mesmo que não expressos);
2. É explorador nas relações interpessoais: tira vantagens dos outros para atingir os seus fins;
3. Tem um sentimento grandioso de auto-importância: por exemplo, exagera os seus êxitos e talentos, espera ser notado como "especial" sem nada fazer que o justifique:
4. Acredita que os seus problemas são únicos e só podem ser compreendidos por outros indivíduos "especiais";
5. Está preocupado com fantasias de êxito ilimitado, poder, brilhantismo, beleza ou amor ideal;
6. Tem um sentido de que tudo lhe é devido: esperanças irracionais de tratamento favorável especial; por exemplo, entende que não precisa de esperar numa fila como os outros indivíduos;
7. Exige constantemente admiração e atenção; por exemplo, procura ser elogiado;
8. Ausência de empatia: incapacidade para reconhecer e experienciar os sentimentos dos outros; por exemplo, ressentimento e surpresa quando um amigo que está gravemente doente cancela um encontro;
9. Preocupa-se com sentimentos de inveja.
 
  Rodrigues, Vítor Amorim (e Luísa Gonçalves). Patologia da Personalidade: Teoria, Clínica e Terapêutica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998, p 149.
 
 
(Nota: existe neste blogue uma vasta biografia relacionada com as perturbações da personalidade. Procurar na lista de autores.)
.