25/03/12

.
      " A Compaixão "


Algum tempo depois alguns amigos
abeiraram-se de mim abeirado
do poço de onde só o eco vinha
aos meus apelos: disseram-me é em
vão pousando ternamente as mãos nos
meus ombros nos meus braços ternamente
as mãos nas minhas mãos que era melhor
desistir: rareavam os retornos
das quedas àquela profundidade.

Já em casa tive ao telefone outros
amigos amigos que vivem no
outro lado do mundo perguntando
como te sentes? dizendo que a viram
quase hesitante - alguns juraram mesmo
que ela hesitou - abeirada do poço
mas o poço varava o mundo e não
havia perto possuidor de
corda bastante para o meu resgate.

Afectei acreditar e também
que sabendo de todas estas coisas
era deveras menos infeliz.

    Gregório, António. American Scientist. Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2007, p 35.
.