02/09/11

" olha, portugal/ começo a ficar deveras ressentida! "


 "Portugal"

portugal
eu tenho vinte e quatro anos e tu fazes-me sentir
como se fosse nova demais para ti, embora me lem-
bres que estou a caminhos dos trinta.
que culpa tenho eu
que as únicas mulheres da história portuguesa em
fascículos
eram uma padeira que nunca existiu e umas quantas
rainhas loucas, mães e megeras
só porque escolheste um treçolho na ponta do dedo
indicador?

não imaginas como nem sequer fico húmida quando
ouço o hino nacional
não estou virada p'ra te levantar o esplendor
( decerto as minhas egrégias avós me compreendem )

ontem fui às compras com a Maga Patalógika
- a vida está cara
a cara com o mal
é o que dá dar
a outra face -
e ela em vez de me dar uma poção, a querer conven-
cer-me que com um ben-u-ron tudo passa
até esta hemorragia de lágrimas e pétalas em salga
esta mucosidade lusa a escorrer pelo atlântico e a
acender lusos

portugal
um dia fechei-me no parlamento a ver se te
compreendia
mas a única coisa que apanhei
foi uma otite

olha, portugal
eu quero lá saber da nação! - mas levo-te sem-
pre no bolso para ver as horas a transformar-
me no Coelho Branco
olha, portugal
eu quero lá saber da nação! - mas pelo sim
pelo não
vou votando quando não faço aviões de papel

portugal, estás a ouvir-me?
eu sei que não. as mulheres falam de mais,
não é? olha só este poema que já vai em duas
páginas

portugal
eu nasci em mil novecentos e oitenta e quatro
cheguei tarde de mais para a festa dos cravos
mas ainda assim
puseram-me um prato na mesa
- estou agora a almoçar
faltam talheres, copo, guardanapo e compa-
nhia - nada de ressentimentos
ainda tenho a mão que me sobrou de escrever
uma guerra nunca contada
faltam as barrigas de freira para a sobremesa
que não devem tardar
- eles dizem que este banquete será sempre bom
demais para mim
esquecem-se que somos nós que levantamos a
mesa e lavamos a louça e tentamos aquecer
os restos
no micro-ondas

eu nasci em mil novecentos e oitenta e quatro
a venezuelana Astrid Carolina Herrera Irrazábal
é eleita Miss Mundo - nada de ressentimentos

eu nasci em mil novecentos e oitenta e quatro
mário soares estava no poder e segue-se-lhe
cavaco silva - nada de ressentimentos
à parte o facto de em dois mil e seis voltarem os
bonecos bolorentos de uma colecção antiga às
vitrinas presidenciais

olha, portugal
começo a ficar deveras ressentida!

portugal,
vou propor-te dois projectos eminentemente na-
cionais - porque está visto que um só não chega
que bebas um litro e meio d'água por dia, andes
meia hora a pé e durmas as oito horas
e que vamos todos e todas
aprender renda de bilros

portugal
gostava de vestir-me de ti
se numa noite de inverno

Rita Grácio in " Três Poetas Portugueses ", RG Editores, São Paulo, 2011,
pp 24 - 26 ( Organização de Álvaro Alves de Faria ).
.