26/02/12

" porque deixastes vós/ que um tipo tão bonito,/ ou bonitão,/ viesse na minha direcção "

.
 "Parte 2. Herodiaça " (Fragmento da fala de Herodíades para o ausente João Baptista )
.
Ai deuses,
deuses da minha só,
eterna,
fodida para sempre religião,
porque deixastes vós
que um tipo tão bonito,
ou bonitão,
viesse na minha direcção
nem de roupa coberto,
ou pelo menos,
para radicalmente
ser sincera,
coberto e descoberto ao mesmo tempo,
ali mesmo, onde o slip aperta?
Logo, de resto,
bem pude imaginar
- e tactilmente, por assim dizer, provar -
que nem slip havia por baixo desse pouco
que lhe disfarçasse o coiso,
digamos, do caroço.
A ti aludo,
sórdido santão,
ou, sobretudo,
sórdido porco ou macho porcalhão!
Trazeres todo destapado
e pronto para a acção
um tal cajado,
ou um tal bastão!
E dizeres depois disto
que em Cristo
eras meu irmão!
Por favor um pouco mais de coerência,
pois que incapaz
foste de reverência!
Nunca,
nunca ninguém,
e um profeta de deus
ainda muito menos,
se apresentou a uma senhora
nesse estado,
sobretudo estando bem informado
de que tipo de fêmea
por dentro como por fora
se tratava.
E além disso, porque não pensaria eu
que esse deus teu
aqui te quisesse enviar
para se inteirar
por meio da tua erótica atracção
dos secretos serviços
do meu estado e nação?

 Giovanni Testori in " Três Prantos ", Assírio & Alvim, Lisboa, 2012, pp 89 - 90.
.