11/12/11

.
Nunca tomes decisões, ó Cirno, fiado num homem mau,
quando quiseres executar uma acção de valor.
Aconselha-te, sim, com um bom, depois de muito te esforçares
e por teu pé teres percorrido, ó Cirno, um longo caminho.
Não confies a todos os amigos os teus actos por inteiro:
pois raros são aqueles que têm ânimo fiel.
Intenta grandes obras, fiado em poucos homens;
se não, terás aborrecimentos intoleráveis.
O homem fiel e digno na dura incerteza, estima-o,
ó Cirno, como o ouro e a prata.
Poucos amigos encontrarás que sejam fiéis
nas dificuldades, ó Polipaides,
amigos que ousem, de ânimo concorde,
partilhar igualmente ventura e desgraça.
Desses não encontrarias, nem que procurasses
por todo o mundo, tantos que uma nau sozinha não os levasse;
desses, dotados de vergonha na língua e nos olhos,
que a riqueza não induz ao mal.
Não me estimes só em palavras, se outro é o pensar da tua mente,
se és meu amigo e tens um ânimo fiel.
Estima-me de coração puro, ou despede-me
e odeia-me abertamente, suscitando uma contenda.
Quem tem um coração separado da língua, é companhia
temível; melhor é que seja inimigo do que amigo.

  Teógnis ( I, 69-92) in " Helade, Antologia da Cultura Grega "  Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra, Coimbra, 1971, pp, 137 - 138 ( Organização e Tradução de
Maria Helena da Rocha Pereira ).
.