02/12/11

.
 " Provisão Poética para Dias Difíceis "

 
Simplicidade é artifício recolhido, dobrado, alisado a
ferro. Leveza aérea daquilo que foi corrigido e passa-
do a limpo. Estratégia embrulhada para fins libidino-
sos. É também a fome que ensaliva perto do prato,
movimento de um corpo que acompanha o ritmo.
Simplicidade é aquilo que se quer. É a górgona do
sentido. Desejo de dados já jogados, de versos esten-
didos com as faces para cima. Eu queria a maçã de
Bandeira, mas não seu quarto de hotel. Eu queria a
sesta de Montale, e depois pisar nos espinhos do seu
horto. Eu queria o mar de Kavafis, mas não para nau-
fragar num canto de terra. Eu queria as lentes de
cummings, sem os limites da tipografia. Queria as asas
de Eliot, mas não sua velhice. Eu queria, é simples,
mas bem aqui, longe de Starnbergersee.

 Marcos Siscar in " O roubo do silêncio ", 7Letras, Rio de Janeiro, 2006, p 66.
.